Thursday, June 19, 2008

Carro Prudente

O carro Insignia, da Opel, uma marca da General Motors, � o primeiro ve�culo capaz de reconhecer as placas de tr�nsito nas estradas. O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma c�mera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudan�as de faixas involunt�rias, e ainda "l�" as placas de tr�nsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

Localizada atr�s do p�ra-brisas, junto do espelho retrovisor, a c�mara detecta os sinais de tr�nsito e as marcas na faixa de tr�nsito na pista. Pouco maior do que um telefone celular, esta c�mara tem capacidade para captar 30 imagens por segundo. Dois processadores de sinais, com a ajuda de software criado pela GM, filtram e l�em os fotogramas. Em seguida, o valor do limite de velocidade � exibido no painel do ve�culo. De acordo com o fabricante, a c�mera tamb�m alerta para sinais de ultrapassagem proibida. Se o motorista sair da pista, um sinal sonoro vai alert�-lo do perigo.

O Insginia ser� apresentado no Sal�o do Autom�vel de Londres, em julho e come�ar� a ser vendido na Europa a partir de outubro. No entanto, o sistema que l� as placas s� estar� dispon�vel a partir de mar�o de 2009. A BMW promete antes disso lan�ar um carro com um sistema semelhante.

Os modelos Mercedes-Benz Classe S e o Lexus LS460, por sua vez, oferecem c�mara frontal e sistemas de vis�o nocturna, mas nenhum sinal de reconhecimento tem capacidade de tr�fego.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...