Monday, June 16, 2008

Vida longa aos pneus

Toda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele n�o for calibrado. Se as condi��es de press�o n�o forem adequadas, al�m de comprometer a seguran�a do ve�culo � a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo � o carro consumir� mais combust�vel. Por isso, � muito importante a manuten��o constante dos pneus.

�Se o carro roda com 30 libras, e voc� deixa com 20% a menos, na cidade pode nem perceber, mas na estrada faz uma enorme diferen�a. Aqueles 3% de economia de combust�vel que se consegue com o desenvolvimento de pneus com baixa resist�ncia ao rolamento se perdem. Al�m disso, o pneu perde at� 30% de vida �til e a seguran�a fica comprometida�, afirma o gerente de marketing de produto de pneus de passeio e caminhonete da Michelin Am�rica do Sul, Renato Silva.

A recomenda��o dos especialistas � que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal � calibrar o pneu quando ele estiver frio. �Pode parecer exagero, mas � muito importante a manuten��o da press�o. V�rios fatores podem causar a perda de press�o, como furos, um prego que ficou no furo, uma v�lvula que n�o funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performance do pneu�, destaca o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.

Sobre o n�vel de press�o, Falkenstein ressalta que se deve seguir as recomenda��es especificadas no manual do carro. �Essa calibragem ideal � buscada em testes e � a que permite obter o melhor equil�brio�, afirma o diretor da Pirelli.

O excesso de press�o tamb�m � prejudicial. De acordo com o gerente de produtos e servi�os t�cnicos da Continental Pneus, Gilberto Viviani, nesse caso, o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As dist�ncias de frenagem tamb�m s�o maiores.


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