Thursday, June 12, 2008

Motocicleta igual de Che Guevara � restaurada por empres�rio

As motocicletas sempre causam fasc�nio do p�blico quando s�o usadas em filmes de a��o. Bons exemplos n�o faltam: �O Exterminador do Futuro 2 � (Harley-Davidson), �Miss�o Imposs�vel 2� (Triumph), �Corridas Clandestinas� (Honda, Suzuki e Yamaha), �Motoqueiros Selvagens� (Harley-Davidson) e �Motoqueiro Fantasma� (motos customizadas). J� o �Di�rios de Motocicleta�, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, conta a hist�ria de dois jovens � Ernesto Guevara (Gael Garc�a Bernal) e Alberto Granado (Nissan De la Serna) � que partiram para uma grande aventura pela Am�rica Latina. Nesta viagem, os moto-aventureiros usaram uma Norton 500, fabricada em 1939. Apelidada de �La Poderosa�, a inglesinha levou a dupla para conhecer os contrastes pol�tico, sociais e geogr�ficos da Am�rica Latina. J� que o assunto gira em torno do universo cinematogr�fico e tamb�m das motos cl�ssicas esta reportagem servir� de roteiro para contarmos a hist�ria de uma Norton 500, de 1948, que demorou tr�s anos para ser totalmente restaurada. Essa raridade sobre duas rodas pertence a Fabio Vianna, vice-presidente da Paramount Home Entertainment Latin America.

Abandonada em um s�tio no sul de Minas Gerais, Fabio s� iria compr�-la se a moto estivesse funcionando. Depois de algumas tentativas, o motor da velha guerreira voltou a �pulsar�. Na �poca da ressuscita��o, a Norton tinha c�mbio de uma BSA (outra marca de moto inglesa), veloc�metro da WV Variant e magneto de avi�o.

Reconstru��o

Como em um �serial killer�, a reconstru��o da Norton 500 foi feita em partes e dividida em v�rias frentes de trabalho. A desmontagem da moto foi feita na Moreno Motos. A Doby Motos fez a funilaria do tanque de combust�vel e tamb�m do reservat�rio de �leo. J� a Choppers Paint a pintura total. Para finalizar, toda a parte el�trica ficou a cargo da Jacar� Motos.

Agora quem montou este grande quebra-cabe�as foi Samuel Alleman. O mec�nico-artes�o fez algumas adapta��es, entre elas, a utiliza��o dos raios da Honda CB 750 Four e as barras que fixam o p�ra-lama nas rodas s�o hastes de retrovisores de caminh�o. Para ficar o mais original poss�vel, o executivo da ind�stria do entretenimento teve de compara v�rias pe�as no exterior: veloc�metro, platinado, suportes, placa, lanterna e adesivos. O pneu �quadrado� da Metzeler veio da Alemanha. C�mbio, d�namo e magneto vieram de uma outra Norton. O cl�max deste �pico foi ver a moto em perfeito estando, tanto visual como de funcionamento. �Esta � a minha j�ia-rara. N�o vendo minha Norton por dinheiro nenhum no mundo�, conta, orgulhoso, o executivo da Paramount, que ao longo de sua vida motocicl�stica teve 17 motos. A primeira, aos 15 anos, uma Yamaha RX 80. Hoje, F�bio tem mais tr�s motos: duas Honda XLX 350 para trilha e uma BMW R 1200 GS Adventure para viajar.

Caracter�sticas t�cnica

A Norton 500, do executivo paulista, est� equipada com um motor monocicl�ndrico de 500 cilindradas, que gera 21 cv de pot�ncia. A cl�ssica moto inglesa apresenta uma configura��o motriz muito peculiar: motor, c�mbio e carter s�o totalmente separados. � engra�ado, mas a moto de 1948 tem a mesma concep��o de motoriza��o que as Harley-Davidson �zero quil�metro�.

Outra caracter�stica marcante desta Norton � o quadro semiduro, j� que a suspens�o traseira n�o usa balan�a. O eixo da roda trabalha verticalmente dentro do amortecedor. O banco, como molas, tamb�m ajuda no trabalho de absor��o dos impactos. J� na dianteira, a tradicional suspens�o telesc�pica.

O primeiro contato com esta moto de cinema � de certo ponto estranho. O pedal de freio fica do lado esquerdo e o de c�mbio do lado direito. Ou seja, s�o invertidos, se comparados com os padr�es atuais. Para acionar a primeira marcha (para cima) � preciso que o motociclista d� um bom tranco com o peito do p�. Depois � s� fazer uma viagem no t�nel do tempo, se transportar para a d�cada de 50 e imaginar que est� rodando pelas cercanias de Londres do p�s-guerra. �Piloto minha Norton praticamente todos os finais de semana�, conta o vice-presidente da Paramount Home Entertainment.

Texto: Aldo Tizzani/InfoMoto
Fotos: Aldo Tizzani

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...