Thursday, June 26, 2008

Fiat volta a produzir Palio na Argentina

Depois de seis anos de paralisia, a Fiat retomou a todo vapor sua produ��o na Argentina. A volta da empresa italiana est� sendo implementada pela produ��o do Siena, lan�ado oficialmente com o novo motor 1.9 de 16 v�lvulas. O modelo Palio - que at� o momento � importado do Brasil - come�ar� a ser fabricado no pa�s antes do fim do ano.

O presidente da Fiat Argentina, Cristiano Ratazzi, anunciou que a f�brica est� sendo preparada para a produ��o de 220 mil unidades por ano. Segundo ele, a empresa investir� US$ 300 milh�es at� 2010 no pa�s.

Al�m dos ve�culos, a Fiat tamb�m fabricar� a caixa de transmiss�o C514. A previs�o � que at� 2010 a produ��o de caixas seja de 600 mil unidades anuais, tanto para os modelos da Fiat como para a Peugeot Citr�en da Fran�a.

O Palio j� havia sido produzido na Argentina entre 1997 e 2001, per�odo no qual a empresa contava com 4.500 oper�rios. Mas a crise de dezembro de 2001, que levou o pa�s ao caos social, financeiro e econ�mico ao longo de 2002, levou a Fiat a fechar suas portas e s� manter 600 trabalhadores para servi�os de manuten��o. Gradualmente, ao longo da �ltima meia d�cada, empresa reativou seu funcionamento (hoje conta com 4.200 oper�rios) com a fabrica��o de motores e caixas.

A reativa��o da Fiat na Argentina - e os substanciais investimentos que a empresa promete - coincidem, por�m, com a desacelera��o da economia local e o surgimento de incertezas sobre o pa�s. Nos �ltimos tr�s meses o governo da presidente Cristina Kirchner esteve mergulhada em um conflito com o setor ruralista que intensificou a escalada da infla��o e estancou os investimentos. No entanto, Ratazzi indicou � imprensa que a Fiat est� de olho no mercado brasileiro, para onde estar� destinada 80% de sua produ��o.


Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...