Friday, June 20, 2008

Bombardier lan�a triciclo no Brasil

Uma moto que parece um carro ou um carro que parece uma moto? "� um pouco dos dois", revela Fernando Ornelas, diretor comercial da Bombardier Recreational Products (BRP) Brasil, que apresentou ontem (19) a noite no centro de S�o Paulo o Can-Am Spyder Roadster. O ve�culo, um triciclo infestado de tecnologia de �ltima gera��o, come�a a ser vendido este m�s no Brasil a partir de R$ 73.700.

Homologado no pa�s como uma motocicleta, o "Spyder", como � chamado pelos canadenses da Bombardier, foi lan�ado nos Estados Unidos em outubro do ano passado. Por l� o triciclo � muito disputado, tendo uma fila de espera de at� seis meses. No Brasil, a Casarini - concession�ria oficial da BRP no Brasil - trouxe um lote inicial de 100 unidades, das quais praticamente todas j� est�o vendidas.

O Spyder inaugura um novo conceito de ve�culo motorizado, mesclando caracter�sticas de uma moto, como agilidade, com os atributos de um autom�vel, como a seguran�a. O motor V2 de 998 cilindradas, desenvolvido pela austr�aca Rotax, garante 106 cv a 8.500 rpm e 10,6 kgfm de torque a 6.250 giros. A transmiss�o manual de cinco marchas (mais a r�) � acionada como a de uma motocicleta convencional, com o p� esquerdo, que por sua vez envia a for�a para a roda traseira.

O chassi em forma de "Y" proporciona muita estabilidade, segundo os executivos da BRP. Denisio Casarini, propriet�rio da revenda oficial no Pa�s, � enf�tico ao descrever o desempenho do Spyder. "� muito est�vel, 200 km/h � muito pouco nesse brinquedo. Ele transmite a seguran�a necess�ria para ir al�m disso", revela. A carenagem mistura elementos de alum�nio com pl�stico de alta resist�ncia nas cores prata e amarelo. Futuramente, a marca planeja tamb�m trazer a op��o vemelha.

Um dos grandes atributos do Can-Am Spyder � o sistema VSS (Vehicle Stability System), que consiste em seis sensores que analisam as condi��es de rodagem do ve�culo 25 vezes por segundo, enviando os dados para os sistemas de controle eletr�nico de tra��o e estabilidade, que atuam quando necess�rio. Al�m disso, o triciclo conta tamb�m com freios ABS com EBD (distribui��o de frenagem).



Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...